MG:(31) 3352-7000 / RJ:(21) 3629-3003

Notícias

14 de novembro de 2016
Vacina contra Dengue – Dose Individual disponível

Já está disponível nas unidades da Imunológica,  Belo Horizonte, Betim, Contagem, Divinópolis, Niterói e Rio de Janeiro, a vacina tetravalente contra a Dengue!

 

 

 

A vacina dengue é uma vacina  tetravalente, pois contem antígenos dos quatro tipos virais. É atenuada (“viva”), sendo desenvolvida à partir de vírus vacinais da febre amarela. É aplicada por via subcutânea, em três doses, com intervalo de seis meses entre elas. Foi licenciada pela ANVISA para uso entre 09 e 45 anos de idade, grupo que representa cerca de 65% dos hospitalizados por Dengue no Brasil.

 

Nos estudos clínicos a proteção foi maior para casos graves, 93% febre hemorrágica, 92% e hospitalização, 80%. Para dengue de qualquer apresentação clínica a proteção variou com o sorotipo: D1 58%, D2 47%, D3 73% e D4 83%. Outra característica da vacina foi ser mais eficaz em qualquer tipo de dengue para indivíduos do estudo clínico que já haviam sido infectados por algum sorotipo do que os nunca infectados (81,9 intervalo de confiança de 67,2 a 90% contra 52,5, intervalo de confiança de 5,9 a 76,1)

 

É contraindicada para imunodeficientes e imunossuprimidos, para gestação e lactação. Quanto aos eventos adversos, na comparação entre vacinados e o grupo que recebeu placebo, chamou a atenção as reações alérgicas, febre e reações locais. Não foram detectadas reações graves de outras naturezas.

 

Diante da situação epidemiológica, das dificuldades de controle do vetor em curto espaço de tempo, as Sociedades Brasileiras de Pediatria, de Imunizações e de Infectologia recomendam a vacinação na idade licenciada, em regiões endêmicas. Ressaltam que o combate ao vetor deve sempre ser a prioridade.

 

 

Dr. José Geraldo Leite Ribeiro – CRMMG 13.231

Diretor Científico Imunológica Vacinas Humanas

Open chat
1
Olá, como podemos te ajudar? 🙂
(Atendimento BH e região)