MG:(31) 3352-7000 / RJ:(21) 3629-3003

Dr. Zé Geraldo

18 de outubro de 2019
Falta das vacinas Penta – O que fazer?

Primeira coisa: CALMA!

Sabemos que pode causar aflição a falta de uma vacina tão importante, mas vamos entender os motivos dessa falta:

A vacina Penta Brasil (Difteria, tétano, coqueluche, hepatite b e hemófilos b) era importada do laboratório Indiano Biologicals E. Limited. Em julho desse ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a importação e distribuição de alguns lotes desse laboratório devido a irregularidades dos requisitos de qualidade. Com isso, cerca de 3 milhões de doses precisaram ser devolvidas, causando então um desabastecimento dos postos de saúde.

Existe uma previsão do Ministério da Saúde de recebermos essa vacina de outros fornecedores a partir de novembro, mas infelizmente não é um processo rápido, porque existe limitação de laboratórios produtores e as vacinas exigem um tempo de fabricação.

O que fazer então com esse cenário de incertezas?

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (@sbim) não é necessário pânico pois não existem grandes riscos eminentes como surtos e epidemias, mas ressalta a importância da vacinação quando disponível.

Uma opção são as vacinas da rede privada. Mas qual a diferença?

* Penta Brasil (SUS) tem a seguinte composição: Difteria, tétano, coqueluche, hemófilo b, hepatite b. (A vacina de poliomelite, VIP, é aplicado separadamente.)

* Pentavalente (Rede privada) tem a seguinte composição: Difteria, tétano, coqueluche, hemófilo b, Poliomelite (vacina acelular)

* Hexavalente (Rede Privada) tem a seguinte composição: Difteria, tétano, coqueluche, hemófilo b, poliomelite e Hepatite B (vacina acelular)

A vacina do SUS é feita com partes inteiras das bactérias e dos vírus, já a oferecida pela rede privada a vacina é acelular. A eficácia e segurança são similares, mas os efeitos adversos são menos frequentes e intensos quando se usa a acelular.

Na rede privada a vacina Pentavalente (acelular) também está em falta, mas existe a opção da vacina Hexavalente.

Converse com o pediatra sobre essa vacina e estamos à disposição para maiores informações.

#penta #pentabrasil #vacina #hexa #hexavalente

Open chat
1
Olá, como podemos te ajudar? 🙂
(Atendimento BH e região)